Aplicativo Incentiva Participação Popular!

30 de junho de 2019 07:18

Aplicativo Res Publica incentiva a participação popular no controle social dos gastos públicos.Siga, reclame, comente nos processos e problemas da cidade.

Res Publica é uma frase latina e significa “coisa do povo”, “coisa pública”, “assunto público”.

O objetivo do aplicativo é justamente despertar o interesse da população de Sete Lagoas (MG) na “coisa pública”, na transparência dos gastos públicos, no planejamento das metas e diretrizes municipais, ou seja, no Controle Social.

Ele é resultado de uma ação conjunta do Grupo de Desenvolvedores do Google (GDG) de Sete Lagoas (MG), do Observatório Social local, do Santa Helena Valley (SHV) – Ecossistema de Inovação e Startup de Sete Lagoas (MG), de graduandos em Direito pelo UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas (MG) e de toda a comunidade voluntária.

O GDG está presente em diversas cidades do Brasil e do mundo. Ele reúne desenvolvedores locais que utilizam as tecnologias da empresa Google, compartilham conhecimentos, informações e criam projetos interessantes utilizando o conceito “open source”.

Open source significa código aberto. O conceito “open source” surgiu com a finalidade de criação de software com código fonte aberto, ou seja, livre de custos de licença. Na maioria dos casos, são ferramentas compartilhadas online pelos desenvolvedores, não se restringindo a participação ou utilização de nenhuma pessoa.

O aplicativo Res Publica foi criado justamente nesse conceito “open source”, possibilitando o compartilhamento de ferramentas de construção e o mais importante, a coparticipação de todos os interessados no processo de criação e futuras atualizações.

Rede Social é toda plataforma eletrônica com o objetivo principal de conectar pessoas e possibilitar o compartilhamento de informações entre elas.

A proposta do APP Res Publica é justamente essa, ser uma Rede Social que fará a conexão entre todos os cidadãos presentes na plataforma eletrônica e destes com o Observatório Social local.

Por meio do aplicativo, a comunidade poderá postar fotos ou vídeos curtos, denunciando, sugerindo, questionando ou expondo algum fato relacionado à Transparência Pública, Controle Social, Orçamento Participativo e planejamento de metas para o Município de Sete Lagoas (MG).

Para conhecer mais sobre o trabalho que originou o Aplicativo Res Publica Clique aqui

Apresentação do Aplicativo pelos seus idealizadores ao Prefeito e seus secretários com a presença de diretores do Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas

ObservatórioSocial do Brasil - Sete Lagoas

Filiado à Rede OSB de observatórios sociais é um espaço democrático e apartidário formado por cidadãos que decidiram transformar sua indignação em atitude!

Rua Nicola Lanza 140 sala 06
CEP: 35.700.000
Telefone: (31) 97146-1357
E-mail: setelagoas.comunicacao@osbrasil.org.br