Dia Internacional de Combate à Corrupção

09 de dezembro de 2018 08:05

O conceito de corrupção é amplo, incluindo as práticas de suborno e de propina, a fraude, a apropriação indébita ou qualquer outro desvio de recursos por parte de um funcionário público. Além disso, pode envolver casos de nepotismo, extorsão, tráfico de influência, utilização de informação privilegiada para fins pessoais e a compra e venda de sentenças judiciais, entre diversas outras práticas.

A corrupção é um complexo fenômeno social, político e econômico que afeta todos os países do mundo. Em diferentes contextos, a corrupção prejudica as instituições democráticas, freia o desenvolvimento econômico e contribui para a instabilidade política. A corrupção corroi as bases das instituições democráticas, distorcendo processos eleitorais, minando o Estado de Direito e deslegitimando a burocracia. Isso causa o afastamento de investidores e desestimula a criação e o desenvolvimento de empresas no país, que não conseguem arcar com os “custos” da corrupção.

Todos os anos, US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2.6 trilhões são roubados anualmente devido a atos de corrupção, o que representa mais de 5 por cento do PIB mundial.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a corrupção mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 09 de dezembro como o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A proposta é incentivar denúncias, criar ações e eventos para lutar contra atos ilícitos.

A Transparência Internacional – https://transparenciainternacional.org.br  é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção.

A partir de 2019, a Transparência Internacional e a coalizão de entidades como o Observatório Social do Brasil(OSB) darão prosseguimento ao trabalho junto ao novo Congresso eleito, monitorando o cumprimento dos compromissos de deliberar – e eventualmente aprimorar – e aprovar as propostas da sociedade compiladas nas Novas Medidas contra a Corrupção.

O Observatório Social de Sete Lagoas,filiado ao OSB atuando como associação sem fins lucrativos e apartidária convida a população Sete-Lagoana a conhecer suas atividades e juntos promover o controle social,prevenindo a corrupção.

Indignar é Importante,

Tomar Atitude é Fundamental!

 

www.osbrasil.org.br

https://transparenciainternacional.org.br/home/indice

ObservatórioSocial do Brasil - Sete Lagoas

Filiado à Rede OSB de observatórios sociais é um espaço democrático e apartidário formado por cidadãos que decidiram transformar sua indignação em atitude!

Rua Nicola Lanza 140 sala 06
CEP: 35.700.000
Telefone: (31) 97146-1357
E-mail: setelagoas.comunicacao@osbrasil.org.br