Observatório divulga 1° Relatório Quadrimestral de 2021

30 de junho de 2021 08:03

Todos os Observatórios Sociais filiados ao Sistema OSB seguem normas quanto à prestação de contas de sua manutenção e atividades que devem ser apresentadas nos Relatórios Quadrimestres. Nestes, é possível verificar as despesas, receitas, as empresas mantenedoras e todas as atividades de monitoramento da Gestão Pública no período.

Foram 4 meses de muito trabalho, parte deles em ¨home office¨, monitorando a Prefeitura e Câmara Municipal, em defesa dos interesses da população.

Uma parceria promissora firmada com a UNIFEMM , para os cursos de Direito e Engenharia Civil e com a ASCON7, permitiu a expansão maior ainda das atividades do OSB-7L para o Monitoramento das Obras Públicas no Município.

Quanto à obtenção de dados para o monitoramento do legislativo , o OSB-7L ainda encontra sérias dificuldades para acessar informações individualizadas dos vereadores. Ofícios foram protocolados inúmeras vezes e, como podem observar, poucos disponibilizaram suas informações. a ponto de, neste quadrimestre, termos tido apenas 5 vereadores que atenderam de forma satisfatória às nossas demandas. Vale ressaltar que, por exemplo, a Câmara de Divinópolis disponibiliza em seu Portal da Transparência os dados individualizados e bem detalhados.

De acordo com a 2ª edição da “Escala Brasil Transparente” (EBT) realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) avaliou todos os Estados, o Distrito Federal, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). Ao todo, foram avaliados 691 entes federados.

A avaliação levou em consideração a transparência ativa (a publicação de informações públicas na internet de forma proativa) e a passiva (pedidos de acesso à informação, quando o cidadão solicita uma informação ao órgão público), tendo ambas o peso de 50%.

Sete Lagoas ficou na 205ª colocação no ranking geral dos Municípios com a nota de 8,09. A avaliação demonstra que o Portal da Transparência precisa de melhorias. O Observatório seguirá cobrando maior transparência e melhor aplicação dos recursos públicos.

Para saber de forma mais detalhada sobre estes e outros assuntos, acesse o Relatório Completo e compartilhe!

O OSB-7L agradece aos que se dedicaram à elaboração deste Relatório e convida a população a participar conosco em prol de uma Sete Lagoas melhor, contribuindo financeiramente para a manutenção mensal ou sendo voluntário nas várias áreas de monitoramento.

Leia o conteúdo completo acessando aqui

ObservatórioSocial do Brasil - Sete Lagoas

Filiado à Rede OSB de observatórios sociais é um espaço democrático e apartidário formado por cidadãos que decidiram transformar sua indignação em atitude!

Av.Vila Lobos 189 sala 204
CEP: 35.700.073
Telefone: (31) 97146-1357
E-mail: [email protected]