10ºENOS : Mais de 100 Observatórios Sociais de todo o País.

29 de agosto de 2019 17:41

Com foco na prevenção à corrupção, evento uniu dirigentes, técnicos e voluntários dos OSs locais para discutir estratégias de expansão do Sistema OSB, disseminar as boas práticas e aperfeiçoar a metodologia .

No último domingo (25/08), Curitiba – PR foi palco do 10º Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil (ENOS), que contou com a presença de mais de 100 observatórios do Sistema OSB. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Sistema FIEP, com o tema “Somos 140 de um sistema só” e antecedeu o 3° Congresso Pacto Pelo BrasilO evento gratuito teve inscrições disponíveis no local do evento e entre os dias 26 e 28 de agosto com o tema “Práticas honestas na relação Público-Privada”.

A abertura ficou por conta do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas, que salientou a importância da reunião e encontro presencial dos representantes de cada cidade. “É justamente o que tornou o OSB forte. É o momento da troca de experiências e consolidação da metodologia. O nosso objetivo agora é que, em cada cidade, cada um de nós busque as lideranças de seguimentos para tornar seu município, independentemente do tamanho, um fórum onde a sociedade se sinta representada”, disse.

Ney Ribas – Presidente OSB.

Para isso, o ENOS contou com diversas exposições para orientar o alinhamento do Sistema OSB, como o “Código de Conduta”, a “Atuação dos OSBs junto aos órgãos observados” e a apresentação do novo manual de identidade visual do sistema.

Palestra surpresa

O procurador federal da República, Deltan Dallagnol, palestrou sobre o propósito das organizações na prevenção da corrupção e deu exemplos de como esse problema impacta na vida dos brasileiros. “Existe um círculo vicioso entre a corrupção e o sistema político que se autoperpetua. Eu não estou demonizando o sistema político, pois a única forma de a gente vencer esse problema de forma ampla é por meio de reformas legais que só por ali podem passar. Agora, quando a gente olha tudo isso, os efeitos são catastrófico. É o que traz vocês aqui”, afirma. Segundo Dallagnol, muitos dos efeitos da corrupção acabam sendo vistos no dia a dia dos próprios voluntários que participam do Sistema OSB. “Você vê uma pessoa que sofre um acidente, vai ao hospital e não tem o equipamento para fazer um diagnóstico, pessoas trafegando por estradas não duplicadas em razão de pagamento de propinas, daí essa pessoa sofre um acidente e um caminhão ceifa a vida de toda sua família. A corrupção é incompatível com o desenvolvimento econômico e social. Gráficos mostram que quanto maior a corrupção, pior o desenvolvimento. É por isso que nós estamos aqui. É por isso que nós lutamos. É por vida, por compaixão, é por amor, por propósito”, destacou o procurador.

Deltan Dallagnol – Procurador Federal da República

Boas Práticas

De 31 inscritos, 28 Observatórios Sociais apresentaram seus vídeos para o 2º Concurso Boas Práticas 2019, criado para incentivar e divulgar as práticas de sucesso de cada município. As produções são submetidas a votação popular em uma playlist no canal do Youtube do OSB e os três trabalhos que tiverem recebido o maior número de curtidas serão premiados durante o 3º Congresso Pacto Pelo Brasil.

Os vídeos foram separados em cinco temas: “Monitoramento de Obras”, “Monitoramento de Poder Legislativo, Leis e Compliance”, “Melhoria em editais, acompanhamento de entregas”, Educação Fiscal e Voluntariado” e “Monitoramento de Merenda e Saúde”. Representantes de todos os Observatórios tiraram dúvidas e contaram curiosidades sobre os projetos expostos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Na final : Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas em 3º Lugar.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

ENOS

O Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil ocorre desde 2012 com o objetivo de reunir os dirigentes, técnicos e voluntários dos Observatórios Sociais para disseminar as boas práticas, aperfeiçoar a metodologia e discutir estratégias para expansão do Sistema OSB. Inicialmente eram duas edições por ano e atualmente o evento é anual, realizado junto com o Congresso Pacto Pelo Brasil.

Gratidão aos voluntários,diretores,estagiários, coordenação e aos mantenedores pelo apoio incansável ao Observatório Social do Brasil-Sete Lagoas.

Até o próximo!

ObservatórioSocial do Brasil - Sete Lagoas

Filiado à Rede OSB de observatórios sociais é um espaço democrático e apartidário formado por cidadãos que decidiram transformar sua indignação em atitude!

Rua Nicola Lanza 140 sala 06
CEP: 35.700.000
Telefone: (31) 97146-1357
E-mail: setelagoas.comunicacao@osbrasil.org.br