Aplicativo Na Ponta do Lápis : monitoramento da qualidade dos serviços na educação

11 de novembro de 2017 17:41

“O aplicativo Na Ponta do Lápis foi feito para mim, para você, para nós, para todos. A escola pode ser melhor com a sua participação”, afirmou o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, no lançamento oficial do programa, que tem a finalidade de ser um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. O evento aconteceu no Auditório Vivaldi Moreira, do TCE, dia 26 de setembro.

Já disponível para ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android, o aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral possam responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, material didático, refeitório e diversos outros assuntos. O software estará disponível para IOS, da Apple, até o final deste ano.

Auditório Vivaldi Moreira cheio no lançamento do aplicativo

Auditório Vivaldi Moreira cheio no lançamento do aplicativo

“O projeto ‘Na Ponta do Lápis’ constitui-se num conjunto de ações direcionadas ao controle estatal e social da política e dos serviços voltados à educação. Essas ações serão desenvolvidas em três dimensões: formação, gestão e fiscalização. O objetivo do projeto, sua meta finalística, é, portanto, buscar a resposta à nossa reflexão-desafio: aferir se o controle externo, atuando prioritariamente na função de Educação, pode contribuir para a tão sonhada efetividade dessa política do Estado”, resumiu o presidente.

Com o aplicativo, será possível realizar um diagnóstico das instituições, através das respostas, comentários e até anexação de fotos. Assim que cadastrados, os dados serão repassados, em tempo real, para os computadores do TCE, tabulados, classificados e transformados em informações gerenciais.

Esse novo conjunto de dados e informações serão disponibilizados para acesso pela internet a todos os atores envolvidos na gestão e no controle da função de educação, como diretores de escolas, superintendentes, conselheiros municipais, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, secretários de Educação, prefeitos, além dos alunos, cidadãos, pais e professores . “O Tribunal de Contas disponibiliza hoje à sociedade uma poderosa ferramenta de estímulo à transparência, porque permite que todas as informações captadas pelo aplicativo fiquem disponíveis aos cidadãos, que é a fonte e a razão de ser do próprio Estado”, declarou o conselheiro Cláudio Terrão.

 

Fonte: https://www.tce.mg.gov.br/Tribunal-de-Contas-lanca-aplicativo-Na-Ponta-do-Lapis-.html/Noticia/1111622600

http://www.tce.mg.gov.br/index.asp?cod_secao=1IUQ&tipo=2&url=napontadolapis.asp&cod_secao_menu=5O

ObservatórioSocial do Brasil - Sete Lagoas

Filiado à Rede OSB de observatórios sociais é um espaço democrático e apartidário formado por cidadãos que decidiram transformar sua indignação em atitude!

Rua Nicola Lanza 140 sala 06
CEP: 35.700.000
Telefone: (31) 97146-1357
E-mail: setelagoas.comunicacao@osbrasil.org.br